FAÇA SUA COTAÇÃO
e-mail

LIGUE AGORA:
41 3028.3827

Mangueiras Industriais, chamadas também de mangueiras montadas, são comercializadas em conjuntos de terminais e conexões, para uso ligando ao mesmo tempo as duas extremidades. Costumam ser fabricadas em aço reforçado na parte interna, e revestimento externo flexível com borracha para tornar o manuseio resistente e maleável.

As mangueiras hidráulicas são parte fundamental para um bom desempenho do seu cabeçote florestal. A alta pressão dos fluidos de óleo que passam pela mangueira lubrificam o maquinário do cabeçote florestal facilitando o funcionamento de todas as engrenagens para executar o serviço de corte. Mas também existem mangueiras hidráulicas que transportam fluidos derivados de petróleo, fluidos lubrificantes, sintético, emulsões, óleos minerais, água, ar comprimido etc.

Uma dificuldade comum entre muitos operadores de máquina florestal é qual tipo de mangueira escolher entre tantos tipos de malhas, espessuras, e normas técnicas a seguir. Veja a seguir as dicas do nosso especialista Alexandre Falce sobre o desempenho e durabilidade de todo o conjunto de mangueiras hidráulicas.

Quais são os critérios básicos para escolha da mangueira hidráulica ideal?

Entre as primeiras análises a serem feitas, o correto é averiguar se o fabricante segue as normas de confecção, para não só garantir o seu investimento, como também assegurar a qualidade das partes que compõem a camada de borracha da mangueira e se corresponde ao tipo de trabalho exigido pelo cabeçote.

Aqui na Lion Equipamentos trabalhamos somente com os melhores cabeçotes florestais com reconhecimento mundial: Log Max e SP Maskiner.

Equipamentos Harvester necessitam de mangueiras específicas para um bom funcionamento. Trabalhamos somente com as duas melhores classes de mangueiras mais  indicadas: classe 4SH (possui malha espiralado) e a 2SN (malha trançada). O mais comum é o uso de mangueiras que sejam flexíveis, de média dureza e de alta qualidade.

O ideal é sempre optar pelos acessórios e mangueiras do mesmo fabricante para evitar o erro de padrões diferentes entre as partes ao trocar ou ao fazer manutenção preventiva, tornando o procedimento mais eficaz.

“Uma manutenção sadia deve indicar uma troca de mangueiras a cada período determinado pelo fabricante – pelo que indica a classe de mangueira aplicada – ou atendendo a norma de manutenção elaborada pelo seu corpo técnico. Sempre que existir a necessidade de troca de uma mangueira danificada (vazando), deve-se realizar uma inspeção visual nas demais mangueiras que estão montadas nesse circuito, e se necessário, realizar a troca de uma mangueira mal conservada em funcionamento, mesmo que não apresente vazamento.
Parar apenas uma única vez para trocar uma mangueira danificada e esquecer de verificar as demais, corre-se o risco de ter o equipamento parado em outras 3 ou 4 oportunidades para troca de outras mangueiras que possivelmente apresentarão defeito. Esse é o melhor investimento a ser feito – visão preventiva e preditiva. Além de evitar o risco de contaminação das mangueiras hidráulicas.’’ – Recomenda Falce.

Veja a seguir algumas especificações técnicas:

A diferenciação entre os dois modelos deve-se ao fato do tipo do reforço interno, nas malhas acima do tubo, segundo a indicação para baixa pressão, alta e média pressão.

Essa medição é feita segundo o diâmetro interno da mangueira ou terminal hidráulico. 

Em sequência sabe-se a medida do traço também conhecida de DASH (04  a 16 polegadas). 

Mudanças de temperatura influenciam na qualidade do funcionamento das mangueiras?

O principal instrumento para prolongar a vida útil das mangueiras hidráulicas é o próprio cuidado que o operador florestal precisa ter com os equipamentos.

Mas sobretudo, máquinas que estão expostas a excesso de calor podem causar sérios danos ao tubo interno da mangueira; com mudanças extremas de temperatura do óleo e até mudanças bruscas de temperatura do ambiente, muito comum em regiões de inverno rigoroso (amplitude térmica), ação de geradores de ozônio e etc.

A exposição aos raios UVA/UVB  podem acelerar o ressecamento da malha externa da mangueira, possibilitando rachaduras e vazamentos.

Cuidados importantes 

Existem regras específicas para o cuidado e manuseio de mangueiras hidráulicas que devem ser levadas a sério.

O armazenamento é tão importante quanto o cuidado durante o uso. Não é indicado deixar o ângulo acentuado na curvatura das mangueiras ao guardá-las no estoque para não forçar a ordem e estrutura das tramas da mangueira.

Atente-se ao prazo de validade após a confecção das mangueiras com os seus terminais adequados. O prazo garantido de qualidade pelo fabricante é de 4 anos para mangueiras em rolo. Após o período de confecção com os terminais instalados é de 18 meses para uso, e após este prazo, o fabricante não pode garantir a qualidade do mesmo e tempo de vida útil.

A manutenção preventiva é o melhor custo/benefício para evitar a necessidade de maiores investimentos de uma só vez.

Procurando mangueiras de qualidade e uma consultoria especializada?

Oferecemos consultoria especializada para analisar e monitorar o funcionamento das mangueiras hidráulicas de seu equipamento em campo.

Além de confecção de mangueiras e terminais tudo em um só lugar, aqui na Lion Equipamentos você pode contar com o melhor serviço de troca e instalação nas normas DIN/SAE, fazemos instalação hose kit adequado ao seu tipo de equipamento com a segurança de receber somente as marcas reconhecidas internacionalmente.

Conte com nossa experiência e tenha as melhores peças e acessórios para o seu equipamento florestal. Fale conosco pelo WhatsApp e agende uma vistoria.

Quer saber mais sobre esse assunto? Clica aqui e assista na íntegra a nossa LIVE realizada em Novembro 2021.